Quero seguir este blog

Mostrando postagens com marcador Notícia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Meteorito cai na Argentina



Em 22 de abril de 2013, os argentinos assistiam  a um show quando de repente avistaram outro show no céu! Sim, mas um meteorito foi avistado! Esse ano de 2013 já pode ser chamado, como "O Ano dos Meteoros" hehehe... Vamos ficar atentos! O que será que vem mais por aí?
O clarão que iluminou o céu de Santiago del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca aconteceu na madrugada de 22 de abril. Segundo Jorge Soghlan diretor do Observatório Astronômico de Santa Fé, o meteorito que causou a bola de fogo tinha cerca de 45cm de diâmetro e atingiu a atmosfera a uma velocidade de 130 mil quilômetros por hora. Devido ao tamanho e o impacto com a atmosfera o meteorito causou mais susto do que desastre, já que apenas o clarão e um pequeno pedaço atingiu o solo.

Vejam vídeo


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia da árvore

Oi pra toooodo mundo! Ontem foi dia da árvore! 21 de setembro de 2011. Você abraçou uma árvore ontem? Pois é, eu e minha tia Odelina abraçamos! E foi esta aí. Uma linda jabuticabeira! E sabe aonde foi? Por incrível que pareça eu nunca a tinha notado e sempre passo por ali. Foi no Parkshopping, em frente à Riachuello. Vejam só! Ela não é uma belezinha?? E está ficando carregadinha. A abraçamos e a parabenizamos por seus lindos frutos e flores. hehehe...






JABUTICABA, JABOTICABA OU JABUTICABEIRA: NOSSA PEQUENA NOTÁVEL

A química Daniela Brotto Terci nem estava preocupada com as coisas que se passam com o coração. Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia. E, claro, quando se fala em cores a jabuticaba chama a atenção. Roxa? Azulada? Cá entre nós, jabuticaba tem cor de... jabuticaba. Mas o que tingiria a sua casca? A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir: enormes porções de antocianinas foi a resposta. Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias.
Daniela jamais tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jabuticaba aliás, nem ela nem ninguém. "Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos", tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora. Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jabuticabeira... Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):

• jabuticaba: 314
• amora: 290
• uva: 227

As antocianinas dão o tom. "Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali", entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros. "E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie", explica Daniela Terci, da Unicamp. Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. "Elas têm uma potente ação antioxidante", completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.

Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias a boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.

Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. "Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada", ensina. "Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado." As variações ocorrem devido a diferenças de Ph e pela união de pigmentos ácidos. Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. "Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras", diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.

Aliás, no caso da jabuticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. "Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita", conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para quem tem uma jabuticabeira que privilégio! , a professora repete o que já diziam os nossos avós: "Jabuticaba se chupa no pé".

O branco tem seu valor
A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jabuticaba. "É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas." Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. "Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas", conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado dessa especialista, fã de carteirinha: "A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada". Nós concordamos e você?


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pólo Magnético da Terra

Aeroporto dos EUA está alterando as pistas por causa de mudanças no Pólo Magnético da Terra.






O Pólo está se movendo cerca de 64 quilômetros por ano. Mudança afeta o aeroporto deTampa, na Flórida.
Pistas estão recebendo nova sinalização para se adaptarem às mudanças

O pólo magnético da Terra está mudando de lugar e isso é fato comprovado científicamente. O que antes ficava no extremo norte do Canadá está se movendo para algum lugar em direção à Rússia a uma velocidade de 64 quilômetros por ano.

Isso passa despercebido para a maioria dos humanos, na maioria dos lugares, mas em Tampa, na Flórida, a mudança está causando alterações nas pistas do Aeroporto Internacional.

Não, as pistas ainda não estão sendo refeitas nem o aeroporto está sendo virado para Meca. As mudanças, por enquanto, estão restritas ao trabalho de repintura das faixas e números de sinalização.

Uma a uma, as três pistas estão sendo fechadas para o trabalho por exigência do controlador aéreo dos EUA (o FAA).



domingo, 6 de dezembro de 2009

Natal do bichos no Correio Brasiliense

BsbAnimal no Correio Brasiliense
Organização de proteção a cães e gatos promove Natal dos bichos para incentivar adoções

Ana Clara BrantPublicação: 06/12/2009 08:39 Atualização: 06/12/2009 09:32


Organização de proteção a cães e gatos promove Natal dos bichos para incentivar adoçõesAna Clara BrantPublicação: 06/12/2009 08:39 Atualização: 06/12/2009 09:32
A Quadra 104 Sul esteve especialmente movimentada durante toda a manhã de ontem por uma turminha bem agitada: Lupita, Pepê, Dalila, Biank, Melissa, Cindy, todos cães e gatos. Entre latidos e miados, esses animazinhos participaram do Natal dos Bichos, promovido pela organizção não governamental Bsb Animal, grupo independente e sem apoio financeiro governamental ou privado, formado por vários protetores de animais. O evento também contou com a participação de parceiros da entidade como pet shops, clínicas e veterinários.
Além de oferecer cachorros e gatos para adoção, a iniciativa de ontem promoveu um bazar beneficente para arrecadar fundos para a entidade, que existe há dois anos. “Temos 11 voluntários que ajudam nos cuidados com os bichos, no resgate deles das ruas. Todo primeiro sábado de cada mês, realizamos esse evento para ajudar com as nossas despesas. O de hoje (ontem) é especial por ser o último do ano, próximo ao Natal por isso estamos vendendo objetos alusivo a essa data também”, explica a presidente e fundadora do Bsb Animal, Márcia Dias.São comercializados objetos provenientes de doações como roupas, bijuterias, bolsas, sapatos, além de outros confeccionados artesanalmente pelos próprios voluntários do grupo como peças para decoração e camisetas bordadas. Márcia Dias explica que todos os animais recolhidos nas ruas de Brasília estão em estado de extremo risco e são levados, primeiramente, para clínicas veterinárias, e depois são colocados para adoção. “O grupo dedica-se primordialmente aos animais encontrados nas ruas e que necessitam de cuidados para ferimentos, doenças graves ou se encontram em locais de alto risco. Muitas pessoas nos ligam falando que encontraram algum animal bastante debilitado. Quando não podemos ajudar, a gente passa orientações de como proceder. Mas, no geral, eles são encaminhados para as casas dos voluntários mesmo e ficam lá até encontrar um dono definitivo”, frisa Márcia.200 animaisA administradora Fernanda Luza, 29 anos, sempre gostou de bichos e estava pensando em comprar um assim que se casou. Certo dia, entrou na internet e descobriu o site da Bsb Animal. Foi quando se deparou com o pequeno Pepê, simpático caõzinho meio vira-lata(1) e meio poodle que não tinha uma das patinhas e havia sido enontrado abandonado debaixo de um caminhão. “Eu achei ele uma graça. Entrei em contato com a Bsb Animal, meu marido concordou em adotar, e ele está conosco há um ano e meio. Mesmo não tendo uma das patinhas, ele é bem espevitado. É mais feliz do que muito cachorro que tem todas as patas”, garante Fernanda. Desde então, ela passou a ser uma das voluntárias da entidade e já adotou um outro cão: o boxer Salomão, encontrado no meio de uma rodovia. “É muito gratificante ajudar esses bichinhos. E a minha casa ainda é um lar temporário, ou seja, lá ficam cães e gatos que ainda estão à procura de adotantes”, revela.Desde que foi criado, o grupo já promoveu a adoção de 200 animais. No momento, ele está disponibilizando 15 bichos, entre cães e gatos. Não é necessário pagar nenhuma taxa para adotar, mas quem puder, pode arcar com o valor da castração e da primeira vacina. Os interessados em ajudar ou adotar um animal podem entrar em contato pelo telefone: 8437-8201 ou pelo site www.bsbanimal.com.br1 - Raça desconhecidaA maior parte dos cães e gatos encontrados pela ong BSB Animal nas ruas e até rodovias do Distrito Federal são vira-latas, também conhecidos por animais sem raça definida ou SRD.O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando pelas ruas revirando latas de à procura de alimento. Geralmente, os cães e gatos vira-latas são mestiços, descendentes de diferentes raças, ou mesmo sem origem definidas em um pedigree.