Quero seguir este blog

Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de março de 2017

D. Leopoldina

Boa leitura em boa companhia. 

D. Leopoldina. A história não contada.
Essa é a dica de hj. ;)
Quatro anos. Esse foi o tempo para se tornar o "Anjo Tutelar do Império".

quinta-feira, 6 de março de 2014

O Oscar 2014 pra mim foi para...






"Quando a morte conta uma história você deve parar para ler..."

Elenco, fotografia, poesia, arte, ousadia, valores...
Tudo reunido em um só filme.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Um gato de rua chamado Bob


Oi gente, ganhei este livro no Natal da amiga de minha filha e minha também.
Oi Nathi! Muito obrigada pela sua singela lembrança. Adorei! ;-)

E aí está pra vocês a indicação desta história maravilhosa em que nos envolve nos mais lindos sentimentos...

"As vezes nesta vida, passamos por momentos difíceis que nos faz chegarmos à coclusão de que estamos abandonados... 
Mas eis que chega a hora em que aparece não sei de onde ou enviada não sei por quem,  alguma coisa que nos faz sentir que não estamos sozinhos e que na verdade lá em cima, alguém vela e gosta muito de nós. E de repente nos aparece uma mão estendida, que só depende de nós agarrarmos ou deixarmos passar..."


Parabéns James e Bob por seu livro que com certeza vai ajudar muita gente a ter uma perspectiva de vida muito melhor! =D

Aqui em casa temos 4 vidinhas adotadas, que assim como Bob, fazem a alegria de todos os nossos dias...


Ozzy 7 anos

Suri 6 anos

Tina 5 anos

Tigrão 14 anos




sexta-feira, 12 de julho de 2013

Plotino, escultor de mitos de Loraine Oliveira



Dia 10 de julho de 2013 foi o lançamento na Livraria Cultura do livro "Plotino, escultor de mitos" da minha querida amiga Loraine Oliveira. Este ano foi o ano dos livros pra mim... E este livro em especial. 
Em pensar que conheci Loraine por intermédio de Léo, um gatinho assustado que resgatei de um ponto de taxi em que ele se encontrava escondido debaixo de um carro para fugir dos motoristas que o queriam ajudar... rss... Como ele não sabia do que se tratava, resolveu por segurança própria se esconder. Daí fiquei com ele alguns dias em meu lar temporário até que Loraine apareceu procurando um gatinho e resolveu adotá-lo. Léo, como ela o chamou, parece ser a reencarnação de seu gatinho que havia morrido a algum tempo atrás. Ele tem a mesma carinha e os mesmos jeitinhos do animalzinho que se foi. Quando ela escrevia pra mim dizendo como ele era, Léo estava sempre deitado em meu peito nos assistindo conversar pelo computador. Assim que ela o viu quando fui entregá-la, ela o segurou no colo e disse: "Este é o meu gatinho que voltou pra mim". Fiquei feliz porque tive a mesma intuição dias antes. E desde então nunca mais nos separamos. Pois temos muita coisa em comum... Ela me nomeou a madrinha dele e de seus irmãos também adotivos. rss... Sim Loraine, também espero ser sua amiga neste e em outros mundos...  :)



Este é o Léo (o amarelinho) ao lado de sua irmã Julie.


O livro aqui apresentado tem o grande mérito de analisar alguns problemas filosóficos essenciais - a linguagem, o mito, o tempo, a imagem - problemas que nos fazem pensar e que deveriam servir como incentivo e encorajamento para uma leitura mais atenta e cuidadosa da obra de Plotino, esse grande filósofo da antiguidade tardia ainda pouco estudado em nosso meio.

Assim, Plotino, escultor de mitos surge no cenário editorial brasileiro como um dos primeiros frutos bem vindos oriundos da recente, mas já importante pesquisa de nossos jovens investigadores sobre esse pensador instigante e complexo, cuja obra, como se sabe, é decisiva não apenas para a compreensão da filosofia medieval, renascentista, e idealista, mas que continua fundamental até mesmo para o melhor entendimento da filosofia francesa contemporânea.

 Fernando Rey Puente





terça-feira, 21 de maio de 2013

Livros

Eles são assim... Adoooram um bom livro... hehehe...




Como dica de boa leitura pra vcs. Esses dois livros: 



- Domitila 
    A verdadeira história da Marquesa de Santos
de Paulo Rezzutti












- Lady Almina e a Verdadeira Dowton Abbey
    O legado perdido do castelo de Highclere 
Condessa de Carnarvon                                                                     

terça-feira, 16 de abril de 2013

Conferência Erich Von Däniken


ERICH VON DÄNIKEN ESTÁ DE VOLTA

Mundialmente conhecido pelo livro Eram os Deuses Astronautas? que expõe a teoria de que os deuses eram visitantes extraterrestres, Erich Von Däniken traz, em A HISTÓRIA ESTÁ ERRADA, novas descobertas e revelações, demonstrando que a verdadeira História da humanidade é muito diferente da que conhecemos.

As obras de Däniken influenciaram dezenas de filmes, livros e, recentemente, um documentário do History Channel.

Em A HISTÓRIA ESTÁ ERRADA, Däniken encontra paralelos estarrecedores entre livros misteriosos, como o manuscrito de Voynich, que não foi decodificado até hoje, e o livro de Enoch, tão antigo quanto a Bíblia, que trata do cruzamento entre mulheres humanas e "anjos"- ou seriam ETs?

As linhas de Nazca seriam locais de aterrissagem ou um gigantesco texto para se comunicar com os "deuses"?

E o que dizer da incrível biblioteca subterrânea pré-colombiana encontrada no Equador? Uma biblioteca em que a tecnologia avançada é representada por grandes painéis de metal.

A HISTÓRIA ESTÁ ERRADA é um livro fascinante, que instiga o leitor a fazer uma viagem ao desconhecido.


Däniken e eu na conferência do dia 15/04/2013 no Templo da Boa Vontade em Brasília

Muito intrigante e dinâmica a sua palestra do começo ao fim. Muitos pensam equivocadamente que em não se acreditar em "deuses"e "anjos", não acreditamos em Deus... Não é porque nos aprofundamos no conhecimento e investigamos a história verdadeira, que somos ateus... O escritor faz questão de frisar bem o assunto: "na escuridão, ao apalparmos o mastro de uma bandeira sempre chegaremos  a um início e este início sempre será "A CRIAÇÃO".

Desejo a todos essa maravilhosa leitura e um bom discernimento.
Tenham um ótimo dia. :)





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Evangelho dos Animais

Tudo Que Vive é Teu Próximo

"Os animais não são simples máquinas, como supondes..."

"...Sem amor para  com os nossos inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores, sem respeito para com os outros, não devemos esperar respeito alheio... porque se o Pai é sumamente misericordioso, é também infinitamente justo. Ninguém lhe confundirá os desígnios... Se temos sido vampiros insaciáveis dos seres frágeis que nos cercam... não é demais que, por força da animalidade que conserva desveladamente, venha a cair a maioria das criaturas em situações enfermiças pelo vampirismo das entidades que lhes são afins, na esfera invisível."




quarta-feira, 21 de março de 2012

Todos os animais são nossos irmãos



Oi povinho do bem! Hoje presenteio vcs com mais uma dica de Culinária vegan e Literatura espetacular.
Divirtam-se e ampliem seus conhecimentos e seus paladares!
Abraços em todos


Fiquem com o vídeo de 3 receitinhas muuuuito gostozinhas para desmistificar o tofu.
- Pasta de tofu com azeitonas 
. 250g de tofu
. 1 vidro pequeno de azeitonas pretas ou verdes
. Pimenta do reino a gosto

- Torta de tofu
. 500g de tofu
. 1 cenoura ralada
. salsinha a gosto
. pimenta do reino a gosto
. salsinha picada a gosto
. azeite para regar

- Mousse de maracujá
 . 1 colher e meia de chá de ágar-ágar em pó
. 250g de tofu
. 1/2 xícara de chá de suco natural de maracujá
1/2 xícara de chá de açúcar demerara ou açúcar cristal
1 xícara de chá de água
Bem, com todos os ingredientes na mão, assistam o vídeo para saberem como é que se faz ok!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Chá com livros


Que tal um chá e um bom livro??

Eu sei que café com livro está em alta! Mas porque não um chá? Chás são suaves. Chás são curativos do organismo e da alma... Chás são poesia...

Normalmente ouvimos pessoas comentando que não apreciam chá.  A arte de tomar um bom chá requer sensibilidade.
Antes de mais nada, para você que acha que chá é uma bebida monótona, sem gosto e de sabor "ralinho", tenha a certeza que este será um mundo de novas descobertas e prazer ao seu paladar.
O chá é uma bebida espetacular, completa e de diferentes sabores e aromas (são mais de 3.000 variedades hoje em dia).
Falar de chá é falar de poesia.  É falar de amizade e sugerir sociabilidade.  
Uma oferta de um chá da tarde é um evento social saudável que une as pessoas.
Num ambiente fechado ou ao ar livre, você define a elegância; ele lhe presenteia.
É também um momento único com você mesmo(a). Um momento solitário é sempre melhor com uma boa xícara de chá nas mãos.  O chá é um amigo presente e calmante.
O hábito de tomar chá é, antes de mais nada, sugerir uma pausa para sua vida atribulada.  É chegar a conclusão que você realmente merece um momento de calmaria.
Alguns puramente medicinais, outros deliciosamente agradáveis ao paladar.
Assim como apreciar bons vinhos requer um mínimo de conhecimento sobre o assunto, principalmente, aguçar suas papilas e ousar uma experiência sensorial fascinante, o chá também tem esta propriedade, e da mesma forma é elegante.
Descobrir aos poucos seus sabores e aromas, será uma experiência que irá tornar-se um bom hábito.
Há muito que a agitação da vida cotidiana retira de nós o caráter de lidar com experiências gratificantes.  Este ritual inicia-se desde a escolha, passando pelo processo de infusão e finalmente a degustação com os melhores acompanhamentos.
Chás não devem ser tomados com açúcar ou adoçante.  Pelo simples fato de que ao adoçá-los, você mascara seu sabor.  Completamente alterado do sabor da erva original.

Recordar o sabor de um chá, traz a nostalgia de agradáveis momentos. Aí está a "poesia do chá" a qual me referi inicialmente.

Então? Experimente ler um bom livro saboreando o chá que você mais gosta!





Este livro ganhei de minha irmã e seu marido numa de suas visitas a minha casa no final do ano passado! Realmente muito bom. Sou protetora de animais como a personagem do livro e quando vi a capa pensei em se tratar do assunto. Mas na verdade o livro entra no gênero do suspense. Vale a pena a sua leitura. 

Então, leia o livro, tome um chá!


bjoks








terça-feira, 8 de março de 2011

Jane Austen - Pulseira em prata

Olhem isso! Para os admiradores da Jane Austen, aí está uma novidade singela que vc poderá carregar sempre juntinho. Esta pulseira em prata carrega todas as obras da autora e vem em estojo estilo antigo!
Não é o máximo!! Vc pode comprar neste endereço abaixo!
Vale a pena ver também muitas outras coisinhas maravilhosas por lá!
bjoks











quinta-feira, 15 de abril de 2010

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Inês de Castro

Gostaria de ler este livro. Achei muito interessante esta história de amor.
Conta a história de Inês de Castro e D. Pedro I Rei de Portugal. Antepassado de D.Pedro I o Imperador do Brasil.
Neste fim de semana vou à livraria cultura, pois pesquisei e vi que existem dois livros sobre o assunto.
Um breve resumo desta história
Inês de Castro era filha natural de Pedro Fernandes de Castro, mordomo-mor do rei Afonso XI de Castela, e de uma dama portuguesa, Aldonça Lourenço de Valadares. O seu pai, neto por via ilegítima de Sancho IV de Castela, era um dos fidalgos mais poderosos do reino de Castela.

Em 1339 o príncipe Pedro, herdeiro do trono português casou-se com Constança Manuel, filha de João Manuel de Castela. Mas seria uma das aias de Constança, D. Inês de Castro, por quem D. Pedro viria a apaixonar-se. Este romance começou a ser comentado e mal aceito na corte e pelo próprio povo. Assim, em 1344 o rei D. Afonso IV mandou exilar Inês no castelo de Alburquerque, na fronteira castelhana. No entanto, a distância não teria apagado o amor entre Pedro e Inês que, segundo a lenda, continuavam a corresponder-se com frequência.

Em Outubro do ano seguinte, Constança morreu ao dar à luz o futuro rei Fernando I de Portugal. Viúvo, Pedro mandou Inês regressar do exílio e os dois foram viver juntos em sua casa, o que provocou grande escândalo na corte, para enorme desgosto de El-Rei seu pai. Começou então uma desavença entre o rei e o infante.
D. Afonso IV tentou remediar a situação casando novamente o seu filho com uma dama de sangue real. Mas Pedro rejeitou este projeto, alegando que sentia ainda muito a perda de sua mulher Constança e que não conseguia ainda pensar num novo casamento. No entanto, fruto dos seus amores, Inês foi tendo filhos de D. Pedro: Afonso em 1346 (que morreu pouco depois de nascer), João em 1349, Dinis em 1354 e Beatriz em 1347. O nascimento destes veio agudizar a situação: Durante o reinado de D. Dinis, D. Afonso IV sentira-se em risco de ser preterido na sucessão ao trono devido aos filhos bastardos do seu pai. Agora circulavam boatos de que os Castros conspiravam para assassinar o infante D. Fernando, herdeiro de D. Pedro, para o trono português passar para os filhos de Inês de Castro.
Depois de alguns anos no norte de Portugal, Pedro e Inês tinham regressado a Coimbra e se instalado no Paço de Santa Clara. Mandado construir pela avó de Pedro, a Rainha santa Isabel, foi neste paço que esta rainha vivera os últimos anos, deixando expresso o desejo que se tornasse a habitação exclusiva de reis e príncipes seus descendentes, com as suas esposas legítimas.
A 7 de Janeiro de 1355, o rei enviou Pêro Coelho, Álvaro Gonçalves e Diogo Lopes Pacheco para matarem Inês de Castro em Santa Clara. Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas, e algumas algas avermelhadas que ali crescem seriam o seu sangue derramado.
A morte de Inês provocou a revolta de D. Pedro contra D. Afonso IV. Após meses de conflito, a rainha D. Beatriz conseguiu intervir para selar uma paz em Agosto de 1355.
Pedro tornou-se o oitavo rei de Portugal em 1357. Em Junho de 1360 fez a declaração de Cantanhede, legitimando os filhos ao afirmar que se tinha casado secretamente com Inês, em 1354, «em dia que não se lembrava». As palavras do rei e do seu capelão foram as únicas provas desse casamento.
De seguida perseguiu os assassinos de Inês, que tinham fugido para o reino de Castela. Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves foram apanhados e executados (segundo a lenda, o rei mandou arrancar o coração de um pelo peito e o do outro pelas costas, assistindo à execução enquanto se banqueteava). Diogo Lopes Pacheco conseguiu escapar para a França e posteriormente seria perdoado pelo rei no seu leito de morte.
D. Pedro desenterrou sua amada e promoveu a tétrica cerimônia da coroação e do beija mão à rainha morta. Mandou construir os dois esplêndidos túmulos de D. Pedro I e de Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça, para onde transladou o corpo da sua amada Inês. Juntar-se-ia a ela em 1367 e os restos de ambos jazem juntos até hoje, frente a frente, para que, segundo a lenda «possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final».
Pedro e Inês


Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas, Coimbra

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Livrarias




Aqui estão algumas livrarias que gosto de visitar...


Livraria e Bistrô Rayuela em Brasília na 412 sul


Um lugarzinho gostozinho! Funciona como livraria, loja de CDs e DVDs, tabacaria e ainda tem espaço para exposição de arte e pequenos shows. A decoração da casa reúne desde obras de arte da Europa até peças nordestinas. Conta com mais de 40 rótulos de vinhos e tem adega climatizada. Vale pedir os drinques feitos com café: são mais de 20 no menu, com destaque para os frapuelas, feitos de amêndoa, baunilha, caramelo, Amaretto, chocolate escuro ou creme irlandês.

E então hein! Vocês não acham uma boa pedida?

Com este friozinho então...


Ô meu Deusu... Esta livraria é o seguinte! Adoro passar na Cultura nos finais de semana. Fica no Casa Park. E depois que a gente volta pra realidade abandonando os livros, CDs e DVDs, bem na saidinha podemos contar com o chá da tarde da Marietta que fica bem pertinho.
Brasília deveria investir mais em livrarias de maior porte.


Esta é a minha preferida fica no Rio de Janeiro.
Pena que ainda não temos em Brasília.
Fazer o quê né. No futuro quem sabe?


Lá fora a vida passa. Aqui dentro, tudo é possível. Nada passa, tudo fica.


Não consegui nenhuma foto mas fica aqui o recado para quem gosta de Sebos.
Existe um no Rio de Janeiro que fica instalado dentro do Espaço Unibanco em Botafogo.
É o Sebo "Luzes da Cidade". O Sebo é especializado em publicações sobre a sétima arte. É um dos que funcionam até tarde. E tem as opções dos originais estrangeiros, que são mais baratos.
Fica na rua Voluntários da Pátria, 88. Quando estou no Rio pode crer que não deixo de dar uma passadinha por lá para conferir as novidades. Ah, lá também eles vendem o artesanato de Jane Uzêda. (Pesquisem Jane Uzêda).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jane Austen

Tradução da famosa carta do capitão Frederick Wentworth para Anne Elliot em Persuasão
Não posso mais ouvir em silêncio. Preciso falar com você pelos meios de que disponho neste momento. Você partiu minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo com um coração muito mais seu do que quando você quase o despedaçou há oito anos e meio atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido do que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente você, mais ninguém. Injusto posso ter sido, fraco e ressentido também, mas nunca inconstante. Você, apenas você trouxe-me para Bath. Faço planos pensando somente em você. Você não percebeu ainda? Terá você falhado em entender meus desejos? Eu não teria esperado nem estes dez dias se tivesse podido ler seus sentimentos como eu penso que você penetrou nos meus. Quase não posso escrever. A todo instante ouço alguma coisa que me atordoa. Você abaixa sua voz, mas eu posso distinguir seus tons mesmo quando perdidos em meio aos outros. Boníssima e excelente criatura! Você nos faz justiça, deveras. Você crê que há afeto verdadeiro e constância entre os homens. Creia “nisto” mais fervoroso e constante em
F. W.
Devo partir – incerto de minha sorte –, mas voltarei aqui ou irei para sua festa, assim que possível. Uma palavra, um olhar, será o suficiente para que eu decida entrar na casa de seu pai esta noite, ou nunca.
Persuasão, capítulo 23 (trad: Raquel Sallaberry Brião)
Inclusive neste mesmo link vocês poderão conhecer o mavilhoso trabalho de restauração de livros da Raquel. Vale à pena visitar.

Jane Austen (16 de Dezembro de 1775 - 28 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção.


Nasceu na casa da paróquia Steventon, Hampshire, Inglaterra, , tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima.

Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião.
Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de
doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.


A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje a casa-museu


A casa-museu Jane Austen é um museu independente administrado pelo "Jane Austen Memorial Trust" e consiste em uma casa em estilo arquitectónico Georgiano, situada na pequena localidade de Chawton, nos arredores de Alton, Hampshire, Inglaterra (cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Londres).
Foi a ultima morada de Jane Austen, que viveu ali entre 1809 e 1817 com sua mãe e irmã Cassandra. Jane Austen trabalhou aqui na revisão dos manuscritos de "Sense and Sensibility", "Pride and Prejudice" e "Northanger Abbey" e escreveu "Mansfield Park", "Emma" e "Persuasion"