Quero seguir este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Almoço em grande estilo...



Almoço com familiares e amigos em grande estilo.
Dicas de como organizar a sua mesa sem complicações:


Toalha
Deve estar impecavelmente limpa e engomada, Se a louça for colorida, a toalha deve ser lisa e se a louça for branca pode ser usada uma toalha estampada.

O arranjo
O importante é usar a criatividade. Pode-se optar por um arranjo central ou fazer pequenos arranjos delicados, um para cada convidado. Eles não devem prejudicar a conversação e a comunicação visual. Pode-se, ainda, colocar um par de castiçais no centro ou nas laterais da mesa, ou, ainda, um candelabro de 6 ou 8 velas.

Guardanapo
Os guardanapos formam conjunto com a toalha e são de tamanho maior para o jantar. Devem ser colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Há várias formas de dobrá-los e ainda se pode optar por usar os porta-guardanapos.

O sous-plat
Ou prato de sítio (prato de prata, cristal ou madeira): suporte para os demais pratos, ou seja, fica sob os pratos. É um prato maior que os demais, não se colocam alimentos nele e é retirado da mesa somente quando se vai servir a sobremesa.

Se ele for usado, será colocado 3 dedos da borda da mesa. Não é obrigatório, mas contribui para maior satisfação.

Os garfos
Sempre a esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots que são colocados do lado direito. O garfo para ostras tem 3 dentes e o dos caracóis 2, pequeno e pontudo.

As facas
Ficam a dois dedos da borda da mesa. São sempre colocadas do lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte virada para dentro (em direção ao prato).

Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar uma quarta faca, esta será colocada na hora de usá-la.

Devemos colocar a faca na mesa mesmo quando servimos um prato para o qual não seja necessário usá-la.

Obs.: Todos os talheres serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido. Deve-se iniciar a utilizá-los de fora para dentro. São sempre colocados à mesa voltados para cima. Exceto quando o faqueiro tiver monograma ou brasão de família no verso; se houver, ficarão voltados para baixo.

As colheres
São colocadas do lado direito e depois da faca, no caso de haver sopa ou consomè.

O prato
Deve ficar bem ao centro do lugar destinado a cada pessoa e afastado 3 dedos da borda da mesa.

Prato fundo
É sempre colocado sobre o prato raso.

Consomè
Serve-se da mesma forma que a sopa; a diferença, porém, está na louça. A taça de consomè é como uma xícara de duas alças e vem acompanhada de um pires.

Louça para pão
Um pratinho à esquerda, próximo ao garfo. Cruzando sua borda superior, uma faquinha ou espátula para manteiga com a lâmina apontando para a esquerda se não houver manteigueira individual, se houver será colocada junto com ela.

Copo para água
Deve ficar em frente ao prato, bem no centro.

Copos ou taças para vinho
À direita do copo para água.

Taça de champanhe
No caso de servir champanhe num jantar, este deve vir com a sobremesa, e a taça deve estar à esquerda do copo para água. Se for servir champanhe durante todo o jantar, a arrumação será: no centro o copo para água (este é indispensável) e à direita, a taça para champanhe.

Pratos para sobremesa
Os pratos de sobremesa são trazidos à mesa após todos terem terminado o prato principal.

Talheres de sobremesa
Eles virão junto com o prato de sobremesa e serão colocados lateralmente e no sentido vertical, ou serão colocados no sentido horizontal entre o prato e os copos na seguinte ordem: colher e faca com os cabos voltados para a direita e o garfo com o cabo voltado para a esquerda.

A lavanda
Conhecido com finger bowl pode ser de cristal, vidro, cerâmica ou metal, no formato de tigelinha. Sua função é permitir que você limpe os dedos, sem ter que se levantar da mesa, depois de saborear um prato utilizando as mãos (alcachofra, escargot, frango a passarinho, frutas).

A lavanda é colocada sobre um pratinho pela esquerda. Logo que ela for colocada sobre seu prato de sobremesa, você deve retirá-la do prato, colocando-a sobre a mesa, também ao seu lado esquerdo.

A água da lavanda pode ser fria ou morna. Pode-se acrescentar ao liquido algumas gotas ou uma fatia fina de limão, para ajudar a retirar a oleosidade que ficou nos dedos ao se comer um prato gorduroso.

Pode-se, também, enfeitar a água da lavanda com uma pétala de rosa. Você deve mergulhar apenas as pontas dos dedos na água, por alguns segundos.

Retire as mãos da lavanda, pegue o guardanapo que está no seu colo, ou o guardanapo que veio acompanhando a lavanda, enxugue delicadamente as mãos e recoloque o guardanapo sobre as pernas, ou, no segundo caso, deixe-o ao lado da lavanda.

Joguinhos de saleiro e pimenteira
Se for possível, coloque um diante de cada lugar, acima dos talheres de sobremesa. Não sendo, coloque um joguinho entre cada dois lugares. Se possuir apensa dois, coloque um em cada ponta da mesa. Eles são imprescindíveis para "corrigir" o tempero da comida oferecida, nunca os esqueça.

Agora que já sabemos como e o que usar à mesa, conheça alguns tipos de serviço para definir o que precisará para a sua refeição:

Serviço à francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião.

Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões, onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não devem nunca esbarrar nos convidados enquanto servem e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará.
É um serviço muito usado nos restaurantes.

Serviço à brasileira
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível.
Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

Os anfitriões tem 3 opções:
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.

Como servir à mesa:
A pessoa que servirá a mesa (o dono da casa, copeira ou garçom) deve estar com aparência impecável e com aparência perfeita. Deve ter boa postura, jamais se curvar sobre o convidado (roupa sempre limpa, pois higiene é fundamental).

A aparência da toalha também deve ser limpa e bem passada. A mesa bem arrumada, tudo deve estar impecável.
Começa-se pela entrada (sopa, salada...). Se for sopa, prato fundo ou a taça de consomê (poderá vir cheio para mesa).

Se a entrada for fria, poderá estar no prato e à mesa, antes dos convidados sentarem. Senão, será servida pelo lado esquerdo após se sentarem.


As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos.
Nunca encha os copos até a boca.
A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for à francesa ele mesmo se serve).
Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo.
Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.
Servir homens e mulheres partindo sempre da convidada de honra.
Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.
Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.
Após a refeição e ao pagamento a conta, deve-se colocar o guardanapo á esquerda do prato.

* Sugestões: Os lugares dos convidados devem ser marcados respeitando protocolo,
mas outros fatores como afinidade, devem ser levados em conta.

Toalhas de tecido são as mais indicadas para este tipo de ocasião. Escolha uma cor ou padrão que combine com a louça que será utilizada.

Disponha os talheres da seguinte maneira: garfos à esquerda do prato, facas à direita com as lâminas voltadas para dentro e a colher ao lado das facas. Use um tipo de talher para cada refeição a ser servida.

Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco.

Caso ofereça champanhe, a taça deve estar atrás da fila de copos.





1 Sousplat
2 Prato raso
3 Prato fundo
4 Prato para pão
5 Garfo para peixe
6 Garfo comum
7 Faca comum
8 Faca para peixe
9 Colher de sopa
10 Faca de sobremesa
11 Garfo de sobremesa
12 Colher de sobremesa
13 Faca para manteiga
14 Copo água
15 Copo vinho tinto
16 Copo vinho branco
17 Copo champanhe
18 Guardanapo

O uso do sousplat é indicado. Essa peça serve como base no momento da troca dos pratos durante o jantar. Deve ser mantido na mesa até a última refeição servida, incluindo sobremesas. Nunca coloque o prato fundo ou qualquer recipiente com alimento líquido quente sobre a mesa. Use sempre um prato raso ou um sousplat como base.

Apesar da maior parte das pessoas usar o garfo para conduzir o alimento até a boca com a mão direita, ele deve ser colocado do lado esquerdo do prato.

Como a maioria da população é destra, a força necessária para o corte dos alimentos deve ficar na mão direita, local correto de colocação da faca.

Reserve alguns pratos, copos e xícaras a mais para um evento, pois acidentes sempre acontecem. Para dez convidados, separe 14 peças de cada item.

Acho que essas informações são valiosas para todos aqueles que querem receber amigos, familiares, ou mesmo para um jantar a dois com o marido/namorado/noivo.

Para os que pretendem visitar um restaurante mais requintado, daí já entenderão os movimentos dos garçons em relação aos acessórios Alinhar ao centroda mesa.


Dicas da Amélia

Um comentário:

senhoritta disse...

Chique seu post, muito útil !
Beijocas