Quero seguir este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jane Austen

Tradução da famosa carta do capitão Frederick Wentworth para Anne Elliot em Persuasão
Não posso mais ouvir em silêncio. Preciso falar com você pelos meios de que disponho neste momento. Você partiu minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo com um coração muito mais seu do que quando você quase o despedaçou há oito anos e meio atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido do que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente você, mais ninguém. Injusto posso ter sido, fraco e ressentido também, mas nunca inconstante. Você, apenas você trouxe-me para Bath. Faço planos pensando somente em você. Você não percebeu ainda? Terá você falhado em entender meus desejos? Eu não teria esperado nem estes dez dias se tivesse podido ler seus sentimentos como eu penso que você penetrou nos meus. Quase não posso escrever. A todo instante ouço alguma coisa que me atordoa. Você abaixa sua voz, mas eu posso distinguir seus tons mesmo quando perdidos em meio aos outros. Boníssima e excelente criatura! Você nos faz justiça, deveras. Você crê que há afeto verdadeiro e constância entre os homens. Creia “nisto” mais fervoroso e constante em
F. W.
Devo partir – incerto de minha sorte –, mas voltarei aqui ou irei para sua festa, assim que possível. Uma palavra, um olhar, será o suficiente para que eu decida entrar na casa de seu pai esta noite, ou nunca.
Persuasão, capítulo 23 (trad: Raquel Sallaberry Brião)
Inclusive neste mesmo link vocês poderão conhecer o mavilhoso trabalho de restauração de livros da Raquel. Vale à pena visitar.

Jane Austen (16 de Dezembro de 1775 - 28 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção.


Nasceu na casa da paróquia Steventon, Hampshire, Inglaterra, , tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima.

Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião.
Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de
doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.


A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje a casa-museu


A casa-museu Jane Austen é um museu independente administrado pelo "Jane Austen Memorial Trust" e consiste em uma casa em estilo arquitectónico Georgiano, situada na pequena localidade de Chawton, nos arredores de Alton, Hampshire, Inglaterra (cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Londres).
Foi a ultima morada de Jane Austen, que viveu ali entre 1809 e 1817 com sua mãe e irmã Cassandra. Jane Austen trabalhou aqui na revisão dos manuscritos de "Sense and Sensibility", "Pride and Prejudice" e "Northanger Abbey" e escreveu "Mansfield Park", "Emma" e "Persuasion"

3 comentários:

karlinha disse...

Olpa cecília amei seu blog.!
Também sou de Brasília so viciada em jane austen sério! hehehe
tenho adptações..de files..e séries...da bbc....já lí a maioria dos livros! ehehhe
Olha tem um forum....muito legal do qual eu participo que fala de jane austen e outras coisas:
http://chacultural.18.forumer.com/index.php?showuser=64

E também no orkut...tem a comunidade orgulho e preconceito super badalada ...é otíma :
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=397806&tid=5324409873826749443&na=4

adorei ver mais alguêm de brasília que gosta de austen!

style disse...

Oi Cecília! Estou visitando pela primeira vez o seu blog e achei o máximo. Acabei de ler Orgulho e Preconceito. Vou visitar sempre.
bjs,
Cláudia Marques.

Denise disse...

Cecília!
Amei esse post sobre a Jane Austen. Conheci seus livros na adolescência e continuo gostando muito deles! O filme "orgulho e preconceito" tb é muito lindinho.
Obrigada por compartilhar essas informações, amiga!
Bjs